Solo Saudável = Vida

É sabida a dependência do homem sob os produtos retirados da terra.
Os povos nômades exploravam determinado local e depois o abandonavam em busca de locais com maiores condições de suprimento.
As civilizações que se estabeleceram há milênios de anos atrás se encontravam em vales férteis as margens dos rios, locais estes propícios para agricultura e com solo firme que serviam de base para suas construções.
Hoje, o homem continua a utilizar o solo para as mesmas atividades, mas necessita de um estoque muito maior, pois exploramos muito mais que antigamente...
As características físico-químicas do solo já indicam suas potencialidades; então com um simples olhar já podemos imaginar algumas possibilidades para um determinado solo.
A cor nos indicará a presença de matéria orgânica (solos escuros) ou quantidade de ferro (solos vermelhos). Este indicativo nos permite escolher um local adequado para agricultura, por exemplo, um solo rico em matéria orgânica dispensa o uso de adubo. A textura do mesmo também irá facilitar o desenvolvimento agrícola, pois solos com dimensões de partículas maiores possuem maior capacidade de drenagem, permeabilidade e aeração, possibilitando o crescimento de raízes. O pH do solo também é um diferencial pois um solo básico retêm nutrientes essenciais as plantas, tais como cálcio magnésio e potássio.
A engenharia civil também se beneficia com uma análise precisa das características do solo; conhecer sua estrutura e consistência é de grande importância. Não somente para edificações, mas também para extração de minério, e rochas que serão utilizados nas construções.
O solo sofre alteração devido ao mau uso ou uso excessivo do mesmo. Redução de fertilidade, compactação, erosão, contaminação, impermeabilização e alteração de fisionomia são alguns exemplos.
Estas alterações acabam sendo inevitáveis uma vez que dependemos do uso e ocupação do mesmo. Nossas cidades precisam ser ampliadas para acomodar as pessoas e evitar o acumulo das mesmas em centros urbanos que já ultrapassaram seu limite populacional. Necessitamos comer, então a ampliação das áreas de cultivo e pastagens são fundamentais... Sem contar a ocupação e impermeabilização do solo causado pela instalação de indústrias que darão suporte a estas cidades.
Devemos lembrar que as condições do solo refletem as condições do ambiente onde ele está inserido, desta forma devemos aumentar nossa preocupação com o mesmo.
Frente a estes apontamentos o que me vem à mente é mudarmos nosso estilo de vida na busca de soluções mais sustentáveis, pois dependemos do uso do solo e de seus benefícios. Garantir um solo saudável é garantir mais vida.
Refletindo sobre a frase de Albert Einstein... “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”, penso que temos que aprender com nossos atos, enxergar nossos erros e buscar soluções para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!