Dia da Conservação do Solo

O Solo é literalmente a base de nossa sociedade. Ele retém muitos nutrientes e minerais essenciais para a vida de plantas e animais. Manipulá-lo requer conhecimento, sabedoria e bom senso. Hoje, é impossível vivermos sem alterá-lo em algum aspecto, e desta forma, o desenvolvimento de nossa sociedade pode trazer alterações ambientais indesejáveis. Podemos observar diferentes práticas de uso do solo bem como, diferentes maneiras e graus de degradação. O ambiente rural e o urbano apresentam diferentes risco.
No Brasil, a agricultura familiar supre a demanda interna de consumo de produtos agrícolas, então, quanto mais uma propriedade rural conseguir produzir, mas dinheiro “entra” para a família. Como garantir produção? A resposta é simples: fertilizantes e defensivos agrícolas. Em áreas agrícolas ou rural, a prática do uso de pesticidas e fertilizantes é normal, uma vez que o uso da terra é garantia de subsistência.
O acumulo destes produtos nas camadas de solo torna inevitável a absorção dos mesmos pelas plantas. Sabemos que as plantas são a base da cadeia alimentar, sendo assim, tudo que ela absorve é transferido aos próximos níveis tróficos de maneira cumulativa. Estes contaminantes são depositados também em corpos d’água, e posteriormente consumidos por animais, mais uma vez entrando na cadeia trófica.
Nas cidades podemos dizer que os problemas são outros. O grande vilão é o resíduo sólido, e estes são provenientes de todas as atividades humanas. Uma vez que estes resíduos não tenham um fim adequado, ou seja - reciclagem - eles são levados aos lixões, ficando expostos as intempéries e muitas vezes contaminando o solo. Não foi uma nem duas vezes que encontrei pilhas e baterias, ou material hospitalar em lixo comum...
É muito importante que se trabalhe este assunto em sala de aula, na vizinhança e em todos os níveis da sociedade. O descarte adequado dos resíduos é essencial para manter a ordem nas grandes cidades. Cooperativas de coleta, usinas de reciclagem, aterro sanitário, tudo isso são medidas adequadas e plausíveis a serem aplicados em nossa sociedade; mas nada disso funcionará se lá na minha casa eu não separar o lixo e armazená-lo de forma adequada.
Percebam que os assuntos se misturam e se permeiam por uma lógica de responsabilidade sócio-ambiental que está pedindo soluções imediatas: Sustentabilidade - esta é a vassoura que varrerá o mundo e deixará nosso solo limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!