35 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil

Entre os dias 30/3 e 2/4, Gramado-RS está sediando o 1 Fórum Mundial Sobre Manejo de Animais Silvestres.

No primeiro dia do evento tive a oportunidade de conversar com Luiz Pires, presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, e lhe fiz algumas perguntas que achei interessante trazer até vocês.

Eu: Qual a origem dos animais que se encontram nos zoológicos Brasileiros?

Luiz Pires (presidente SZB): Os zoos do Brasil nunca tiveram seus animais vindos de caça, todos eles são provenientes de empréstimos, permutas ou apreensões realizadas pelo Ibama.

Eu: Todos os zoos seguem as normas e orientações legais para realizar suas atividades?

Luiz Pires (presidente SZB): alguns zoos não tem regularização do Ibama. A cada tentativa de se regulamentar, troca-se governo, troca-se dirigentes ou ainda, alguma legislação é alterada. A situação muitas vezes acaba sendo “levada com a barriga”. É impossível fechar um zoo pois onde iríamos colocar os animais?

Eu: A reprodução em cativeiro é realizada nos zoos do Brasil?

Luiz Pires (presidente SZB): Sim se faz. Mas esta prática é limitada pois, não há pesquisa de campo suficiente para após a reprodução realizar a soltura dos animais na natureza. Não se pode simplesmente largar os animais nos ambientes sem conhecer o grau de necessidade. Além disso, não podemos reproduzir e ficar com os animais, pois não temos espaço suficiente em cativeiro para armazenar muitos animais.

Ok, foi isto, o que acharam?... um assunto novo para enriquecer nossas discussões. Em breve postarei mais novidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!