Água: use com moderação.

Terra Planeta água! Sim, esta afirmativa é verdadeira uma vez que 70% do planeta está coberto por este bem tão precioso e indispensável para a vida. Por coincidência, nosso corpo também é composto por 70% de água, isso mostra a forte relação entre... “Nós, Planeta, Vida!”
O que faz da Terra um lugar habitável para a vida como conhecemos é a presença deste elemento.
A água é um recurso abiótico que foi disponibilizado na Terra desde a sua formação, se encontra em um ciclo fechado, ou seja, toda água que temos hoje disponível na Terra, é a mesma desde os primórdios. Por ser um bem essencial, a água deveria estar disponível a todos em abundância, mas infelizmente somente 1% está pronta para consumo imediato. É por este motivo que a Educação Ambiental se faz necessária, pois precisamos manter nossas fontes sadias evitando o desperdício da água pura que chega até nós.
O primeiro passo é exigir das indústrias um pré-tratamento de efluentes antes de jogar seus dejetos nos cursos d’água, ou ainda, exigir que se tenha ciclo fechado, obrigando-as a reaproveitar sua água e não captar novamente água do rio. É claro que para isso vamos precisar de ajuda política tanto para criar as leis como para se fazer cumprir.
Em segundo lugar, precisamos evitar o desperdício da água tratada, pois para disponibilizá-la a população é investido muito recurso financeiro. Cada litro de água que chega até nossa casa, passou por uma longa jornada de tratamento o que a torna nobre, sendo insensato jogarmos novamente no esgoto uma água que já foi purificada.
Ao deixar a torneira aberta, tomar banhos longos, ou utilizar água tratada para fins menos nobres, pense naquelas pessoas que hoje já não tem acesso a água, pense nas pessoas que moram no nordeste do Brasil e que vivem com 5 litros de água a semana inteira... Pensem nas pessoas que estão lá no Japão...

Temos que pensar no próximo, pensar nas gerações futuras e dar o exemplo com atitudes positivas; sejamos sábios como a natureza...

“A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.” (Nicolau Copérnico)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!