Sacolinhas estão fora de moda!

Ok... Até agora fiquei escutando o que todos tinham a dizer a respeito do uso de sacolas plásticas... Minha vez de argumentar!
Primeiro, utilizar insumos não renováveis para confecção de sacolas que inevitavelmente irão virar lixo, é absurdo! No Brasil em 2011 foram produzidas 13,2 bilhões de sacolas, sendo consumidos 41 milhões de sacolas plásticas somente neste país (MMA, 2011). Além disso, muitos recursos naturais são gastos e efluentes (líquidos e gasosos) são gerados para produzir uma sacolinha.
Muitas destas sacolas, ao irem para um aterro, podem criar bolsões de gás metano, o que torna o local perigoso aos trabalhadores, além de impermeabilizar o solo dificultando e decomposição de outros resíduos, pois as sacolas podem levar até 400 anos para se decomporem.
Muitas das sacolas provenientes das nossas compras são descartadas de maneiras incorretas, ficando espalhadas pelas ruas, entupindo bueiros e assim causando problemas de saúde pública. Além disso, essas sacolas descartadas no ambiente podem causar danos a diversos animais que acabam se alimentando por engano, ou se enrolando em sacolas que não fazem parte do ambiente natural.
Sabemos que o uso descontrolado de sacolas (provenientes de supermercados) pode estar associado a falta de valor agregado, pois levar um refri dois litros em uma ou duas sacolas não faz diferença ($$) para o consumidor, então ele leva para sua casa usa para armazenar o lixo, mas o excedente vai para descarte sem mesmo ser reutilizada!
Frente a estes apontamentos percebo que utilizamos as sacolas plásticas muito pouco, e para tudo que utilizamos, poderíamos substituí-las.
Sim! Existem alternativas!
Para as compras: utilizar sacolas retornáveis, a própria bolsa ou mochila; utilize caixas de papelão que o supermercado disponibiliza.
Para o lixo: utilize outras embalagens, como saco de verdura (que ainda não foi polemizado), saco de roupas, sacos de plástico reciclado; ou se quiser abolir o plástico de sua vida, reutilize papel jornal ou outros para fazer cartuchos de papel que terão a mesma função da sacola plástica.
Bem, finalizo convidando todos a ler e reler este e outros sites sobre o assunto, convido a rever sua postura e suas escolhas. Comece esta mudança reduzindo o uso, depois recusando, e por fim, dando o exemplo e ensinando.
Seja um cidadão de atitudes positivas, pois o meio ambiente é a tua casa!

Referência: Campanha Saco é um Saco, Ministério do meio Ambiente (MMA) http://www.sacoeumsaco.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!