Novo Código Florestal: uma ameaça a todos nós

Hoje foi realizado mais um debate sobre o Código Florestal Brasileiro. O evento, convocado pela Frente Parlamentar Ambientalista, apresentou novos elementos para a votação esperada para março.
Este é um assunto que irá influenciar no bem estar de todos, por isso, sugiro que fiquem atentos, leiam, participem de manifestações, passem a diante sua opinião...

Desde 65 o Brasil possui mais uma ferramenta legal a ser usada contra o abuso e exploração do meio ambiente, sim, estou falando do Código Florestal. Certamente esta ferramenta vem alfinetando muitos ruralistas e empresários que tem seus objetivos barrados por artigos deste código.
Ao longo da história, percebemos que modificações positivas foram realizadas no Código Florestal em respostas a catástrofes ambientais e ao crescente desmatamento que atingia índices devastadores.
A meu ver, algo muito errado está por acontecer, pois estamos passando mais uma vez por catástrofes ambientais, só que desta vez, estão propondo modificações que só tendem a piorar nossa situação... ou isto, ou alguém me convença que a supressão de mata ciliar não influenciará no assoreamento e aumento de inundações; ou ainda, me convençam que suprimir APP (Área de Preservação Permanente) em topo de morro  não irá desestabilizar o solo e causar desabamentos...
As mudanças propostas, atingindo diretamente as APP e reservas legal, não são coerentes e não apresentam estudos favoráveis, e pelo contrário, existem inúmeros estudos científicos apoiados por agencias de fomento sérias, que visam a preservação de APP e reconstituição das mesmas, o que demonstra a infinita necessidade de não diminuí-las.
Devemos ter a sensibilidade para perceber que nestes anos todos, mesmo com leis tão rigorosas, não estamos dando conta de fiscalizar e fazer cumprir princípios básicos de preservação e conservação. O que será de nós se aliviarmos a corda?
Estamos em um momento o qual sabemos que não há como voltar às condições ambientais anteriores, de agora em diante, nós somente conseguiremos desacelerar e tentar manter o Planeta Terra habitável o máximo de tempo possível...

Esta brutal alteração que estão propondo ao Código Florestal Brasileiro só pode estar partindo de “pessoas que não sabem a diferença entre um cavalo e um camelo...”

2 comentários:

  1. Pois é. Não nego a negligência de manter o código de forma firme. muitas coisas ali não são seguidas a risca, como é o caso das APPs, mas isso não dá uma brecha para que seja "criado" um código mais flexível, muito pelo contrário, ele deve ser mais rigorosamente seguido e dependendo do caso ser mais rigoroso dentro das possibilidades. pequenos agricultores não estão querendo as mudanças, embora isso seja usado como justificativa, fica bem claro que os interesses estão na rica bancada ruralista.

    ResponderExcluir
  2. Oi, que bom que comentaste isto, concordo contigo! Quem conhece o Código, percebe suas falhas no dia-a-dia, temos muito a melhorar no quesito “fazer cumprir”. Flexibilizá-lo não irá influenciar os pequenos agricultores e sim, ampliar a utilização de terra para agropecuária extensiva, interesse este de algumas minorias...
    Um abraço e continue comentando...

    ResponderExcluir

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!