Tartarugas Marinhas

Toda Biodiversidade é importante pro nosso planeta... Não existe uma espécie que tenha mais valor que a outra, pois todas estão ligadas pela magnífica teia da Natureza...

As Tartarugas Marinhas, por exemplo, realizam um importante papel para o ecossistema marinho. Elas se encontram desde as regiões subpolares até os trópicos, mantendo uma relação de espécie chave neste ecossistema. Espécie chave é aquela que possui uma estreita relação com a cadeia e sua retirada provocaria prejuízo para o sistema.

As tartarugas são fonte de alimento para predadores, tanto no meio marinho como nos oceanos, e por sua vez, consomem organismos marinhos, dando continuidade ao ciclo.

No Brasil ocorrem 5 espécies de Tartarugas Marinhas:

Caretta caretta (tartaruga cabeçuda)

Eretmochelys imbricata (tartaruga de pente)

Chelonia mydas (tartaruga verde)

Lepidochelys olivacea (tartaruga oliva)

Dermochelys coriacea (tartaruga de couro)

Para ajudar a proteger estas fascinantes espécies, existem alguns projetos espalhados pelo mundo. Aqui no Brasil temos o Projeto Tamar, que completou 30 anos de atuação protegendo as tartarugas. No Uruguai temos o projeto Karumbé, uma ONG envolvida na pesquisa e conservação de tartarugas marinhas desde 1999, tendo como objetivo estudar a situação das tartarugas marinhas no Uruguai e implantar programas de conservação.

Saiba mais sobre os projetos... Seja um voluntário... Ajude a proteger a Natureza...

http://www.tamar.org.br/

http://www.karumbe.org/web/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!