No Brasil, não só a Educação Ambiental, mas todos os âmbitos da Educação estão negligenciados. Estamos passando por uma época turbulenta, na qual o estudo já não é prioridade frente a possibilidade de ganhar dinheiro.
Quando falamos de Educação Ambiental enfrentamos ainda mais dificuldades, pois o apoio a esta modalidade veio somente em 1999 através da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99). Vejamos o que a mesma diz no artigo 2°: “A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”
Percebemos que por lei a EA deve se fazer presente a todo momento, mas na prática sabemos que isto não acontece. Em algumas faculdades de biologia a cadeira de EA é dada como optativa, mesmo sendo este um componente essencial da educação nacional. Como formar educadores ambientais para o ensino médio e fundamental se os próprios não são instruídos? Além disso, não vejo na grade curricular das escolas uma cadeira exclusiva de EA, tão pouco atividades que abordem aspectos de sustentabilidade.
Acredito que a Educação Ambiental está presente no Brasil mais em caráter informal a formal. Percebo mobilização de ONGs, voluntários e comunidades, todos engajados na causa ambiental, ensinando e aprendendo na prática do dia-a-dia.
O Brasil é um país novo, que ainda não se deu conta da potencialidade e riqueza que possui.
A Educação Ambiental só vem a contribuir, como um alerta, e na conscientização da população sobre a necessidade constante da busca pela sustentabilidade.
Quando falamos de Educação Ambiental enfrentamos ainda mais dificuldades, pois o apoio a esta modalidade veio somente em 1999 através da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99). Vejamos o que a mesma diz no artigo 2°: “A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.”
Percebemos que por lei a EA deve se fazer presente a todo momento, mas na prática sabemos que isto não acontece. Em algumas faculdades de biologia a cadeira de EA é dada como optativa, mesmo sendo este um componente essencial da educação nacional. Como formar educadores ambientais para o ensino médio e fundamental se os próprios não são instruídos? Além disso, não vejo na grade curricular das escolas uma cadeira exclusiva de EA, tão pouco atividades que abordem aspectos de sustentabilidade.
Acredito que a Educação Ambiental está presente no Brasil mais em caráter informal a formal. Percebo mobilização de ONGs, voluntários e comunidades, todos engajados na causa ambiental, ensinando e aprendendo na prática do dia-a-dia.
O Brasil é um país novo, que ainda não se deu conta da potencialidade e riqueza que possui.
A Educação Ambiental só vem a contribuir, como um alerta, e na conscientização da população sobre a necessidade constante da busca pela sustentabilidade.
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