Vitória pro Brasil! Vitória pro Meio Ambiente!

A 15ª Reunião da Convenção Internacional sobre Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas de Extinção (COP 15 da Cites) que ocorreu em Doha (Catar), fechou com balanço positivo. O Brasil conseguiu incluir o Pau-rosa (Aniba rosaeodora) na lista de espécies controladas. Árvore de grande que pode atingir até 30 metros de altura por 2 metros de diâmetro, o Pau-Rosa foi explorado durante décadas na região amazônica. O óleo essencial extraído a partir da madeira e das folhas do Pau-rosa é muito rico em linalol, um princípio ativo utilizado em perfumes finos, sendo o mais conhecido o Chanel n.º 5. (fonte: Ibama)
De acordo com pesquisas realizadas pelo Ibama, entre os anos de 2003 e 2008, a quantidade de óleo essencial extraído com autorização e a quantidade de óleo exportado diferem em 500%, o que indica a existência de irregularidades no processo de obtenção e comercialização deste produto.
Uma vez estando na lista da CITES, esta espécie estará protegida e todo o processo, desde o plantio até sua exportação, será regulamentado internacionalmente.

Mais informações: http://www.ibama.gov.br/2010/03/pau-rosa-tera-controle-internacional-mais-rigoroso/#more-10918

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua parte! Ajude a cuidar da Natureza!