Está decidido, 2010, Ano da Biodiversidade. E como ocorreu em Copenhagen, vai haver um encontro onde irão debater sobre este tema. Mas como podemos pensar em preservação se estamos cada vez mais destruindo o ambiente natural? Estamos invadindo banhados para construir condomínios luxuosos, destruindo dunas para fazer calçadão, pisoteando os corais para aumentar o turismo, e queimando florestas para criar gado. Além disso, existe o comercio ilegal de espécies silvestres, que retira espécimes do meio natural, prejudicando uma cadeia ecológica inteira. Com estas posturas, é meio obvio que a biodiversidade está sendo prejudicada.
Mas o que cada um pode fazer? Bem, nós podemos ser fiscais do Meio Ambiente.
Ao comprar plantas em floricultura pergunte qual a procedência e entre em contato com o Ibama para confirmar, caso a floricultura esteja em condições ilegais: Denuncie!
Ao ir a uma petshop, verifique a existência de animais silvestres, pergunte qual a procedência e entre em contato com o Ibama para confirmar, caso a petshop esteja em condições ilegais: Denuncie!
Ao presenciar um corte de árvore, exija a licença de corte, se não houver ligue para a Brigada Militar: Denuncie!
Ao ver um empreendimento sendo construído pergunte onde é a área de compensação do dano. Visite a área indicada e se não houver plantio entre em contado com a secretaria de meio ambiente do município ou com o Ibama: Denuncie!
Lembrem-se que é dever de cada cidadão manter o ambiente sadio para as atuais e para as gerações futuras. Faça sua parte! Fiscalize, denuncie, mostre que você se importa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário